uma inspecção em tempo de guerra

Hoje, entre as 13h00 e as 16h30m, andei debaixo deste céu límpido em torno das minhas abelhas — esqueci-me por momentos das atrocidades que avançam à velocidade de um míssil de metal frio pelos campos e urbes da fértil e desgraçada Ucrânia, país onde se conjugam grandes planícies e grandes apicultores.

Os objectivos desta visita aos meus dois apiários a 600m de altitude foram:

  • acautelar a alimentação, considerando as condições metereológicas previstas para a próxima semana;
  • verificar a eficácia do primeiro tratamento anual da varroose, considerando que atingiu o final da primeira metade do período de 8 semanas que vai estar presente no coração do ninho destas colónias;
  • avaliar o estado de desenvolvimento dos enxames e o seu estado sanitário geral;
  • avaliar com atenção e cuidado o padrão de postura de rainhas e sanidade em vários enxames com a intenção de identificar os muito bons para os fornecer aos meus clientes durante as próximas 4 a 6 semanas.
Enxames fortes comem fortemente.
No geral, o padrão de postura é como o que se vê em cima e multiplicado por 5 a 6 quadros (modelo Langstroh).
Sabendo que é nesta época do ano que as varroas mostram uma acentuada preferência pela criação de zângãos, desopercular alguns pode dar-nos informação pertinente para avaliar a eficácia do primeiro tratamento anual. Neste caso em concreto, como se vê em cima, as tiras de Apistan aparentam estar a ser eficazes.
Nas colmeias que invernaram com ninho e sobreninho (modelo Langstroh) as rainhas já andam em postura no nível superior.
Nesta colónia com 6 quadros com criação, passei este quadro da posição 1 (lado esquerdo) para a posição 9. A intenção é dar espaço para o presumível avanço desta rainha para o lado quente da colmeia (lado direito). Nos próximos dias será colocada uma alça igual ao ninho com quadros puxados nesta colónia.
Padrão de postura num quadro do modelo Lusitano de um dos enxames que será entregue dentro de dois dias a um cliente amigo.
Aspecto de pormenor do quadro em cima. Confirmação da prolificidade da rainha: pouco após a emergência das abelhas os alvéolos são de novo utilizados para oviposição.

Nota: estou vendedor de enxames com 5 e 10 quadros nos modelos Langstroth e Lusitana. Os interessados podem contactar-me através da caixa de comentários com todo o sigilo, pois não serão tornados públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.