produção de pão de abelha — uma nova fonte de rendimento para os apicultores?

A actividade apícola permite a produção e comercialização de vários produtos da colmeia, do mel ao própolis passando pelo pólen, entre outros. O pão de abelha, um produto de grande valor nutricional, tem estado afastado do radar dos apicultores enquanto um produto mais que pode ser alvo de produção e comercialização. A propósito da produção e comercialização deste magnífico alimento traduzo o sumário de uma publicação científica recente (maio de 2021).

Legenda: (a) pedaço de favo com pão de abelha; (b) máquina de colheita de pão de abelha; (c) máquina de secar pólen de abelha; (d) pão de abelha limpo – pronto para venda.

Resumo
O pão de abelha, ou seja, o pólen floral coletado e parcialmente processado pelas abelhas, é uma fonte de muitos compostos benéficos para a saúde humana. Até agora, o nível de produção de pão de abelha em apiários tem sido baixo devido a vários fatores. No entanto, o desenvolvimento dessa produção pode ser uma nova fonte de rendimentos para os apicultores. Na primavera de 2015, foi iniciado um estudo de três anos para determinar a escala de produção de pão de abelha em colónias de abelhas e avaliar a eficiência económica dessa produção. A experiência incluiu 28 colónias de abelhas em cada ano; as colónias foram divididas em quatro grupos. Cada grupo testou diferentes configurações de ninhos e diferentes estruturas na entrada da colmeia e foi avaliada a quantidade de pão de abelha colhido. Foram calculados todos os custos, incluindo a mão-de-obra, relacionados com o processo de produção do pão de abelha. Dependendo do grupo, foi possível colher de 0,51 a 1,23 kg de pão de abelha por colónia. A produção média foi de 0,7 kg, e todo o apiário deu 20 kg de pão de abelha anualmente. Os custos anuais relacionados com a produção de pão de abelha ascenderam a 679,5 EUR, enquanto o rendimento estimado das vendas ascendeu a 1110 EUR. Assim, o lucro foi de 430,5 EUR, ou seja, 21,5 EUR por 1 kg de pão de abelha colhido. Os maiores custos estão ligados à mão de obra e podem constituir um fator limitante para o desenvolvimento da produção de pão de abelha em apiários.

fonte: https://www.mdpi.com/2077-0472/11/6/468/htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.