nem tudo que brilha é ouro: os outros insetos que caem nas armadilhas “específicas” da vespa velutina

Neste artigo, All That Glitters Is Not Gold: The Other Insects That Fall into the Asian Yellow-Legged Hornet Vespa velutina ‘Specific’ Traps, os autores espanhóis confirmam o que tenho lido de há uns anos a esta parte noutros artigos publicados por investigadores franceses: as armadilhas para captura de vespas velutinas não são específicas o suficiente e capturam uma grande quantidade de outros polinizadores importantes nos serviços do ecossistema.

Surpreendentemente, para mim pelo menos, foram encontrados 5 ácaros do género Varroa em cinco dos 286 espécimes Vespa velutina examinados (um ácaro por espécime de V. velutina). A taxa de prevalência do parasita Varroa em V. velutina foi de 0,017 (1,75%). Em todos os casos, os ácaros foram encontrados agarrados à parte ventral lateral do abdómen de cada V. velutina.

Em baixo fica o gráfico que os autores construíram sobre a percentagem de mortalidade causada em insectos benéficos (a azul) e insectos prejudiciais (a vermelho) aos serviços do ecossistema que nos são indispensáveis, em resultado das armadilhas utilizadas para apanhar vespas velutinas, na amostra estudada.

Nota: naturalmente sei que os meus leitores terão a inteligência e o bom senso de não crucificarem o mensageiro em razão das notícias não serem confortáveis. Decidi publicar por duas razões: 1) pela primeira vez vejo uma equipa de investigadores não-franceses a confirmarem o que há anos vem sendo dito por equipas francesas; 2) o facto de se ter encontrado varroas alojadas no corpo de umas poucas V. velutinas. Numa publicação que se seguirá trarei melhores notícias.

3 comentários em “nem tudo que brilha é ouro: os outros insetos que caem nas armadilhas “específicas” da vespa velutina”

  1. Dependendo do tipo de engodo que se usa nas armadilhas, caem diferentes espécies de insetos.
    Quanto a mim, ainda não descobri a mistura perfeita. Contudo, reconheço que o sacrifício de algumas moscas, traças, mosquitos e formigas é um pequeno preço a pagar por um bem maior. Afinal de contas, a Vespa Velutina consome outros insetos, além das abelhas melíferas…
    É um combate feroz: “alguns soldados tombam para que a nação se salve”.
    Precisamos de insistir mais na prevenção. Precisamos também de apurar a mistura do engodo. Os que se compram são péssimos.

  2. Boa tarde, nesta altura do ano com a receita de fermento de padeiro açucar e agua posso dizer que em dezenas de armdilhas as capturas de velutinas sao superiores a 90% na minha opinião sao bastante seletivas . Obrigado por toda a partilha do blog. Cumprimentos Miguel Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.