como utilizar este blog de forma mais rápida e eficaz

Com esta publicação, atinjo as 799. Encontrar um tema específico pode ser uma tarefa demorada e desmotivante num blog com esta dimensão. Contudo, há formas de o conseguir rapida e eficazmente. É sobre este aspecto a publicação de hoje.

Para encontrar um tema sobre o qual desejam ler neste blog, podem fazer a pesquisa por três vias basicamente: 1) por categoria; 2) utilizando a funcionalidade de pesquisa; 3) aproveitando as sugestões de publicações relacionadas.

Cada vez que faço uma publicação enquadro-a numa das categorias que fui criando ao longo do tempo. Procuro desta forma organizar, “engavetar”, publicações que abordam temas semelhantes. Por exemplo, quase tudo o que escrevi sobre V. velutina está na categoria “predadores e inimigos”. Clicando nessa categoria vão restringir bastante as publicações às que de facto vos interessam mais nesse momento.

A funcionalidade de pesquisa é, na minha opinião, a que vos orienta mais rapidamente e especificamente para o assunto que vos interessa. Por exemplo, se o amitraz vos interessa, colocando a palavra na área de pesquisa e clicando na lupa vai surgir muito do que escrevi até à data sobre este acaricida. Podem colocar duas ou mais palavras na pesquisa para a restringir o mais possível.

Finalmente, o wordpress cria automaticamente um conjunto de 3 sugestões relacionadas com cada publicação que faço. Estas sugestões podem contribuir para vos orientar na leitura de outras publicações com conteúdos semelhantes.

Estas funcionalidades aparecem em zonas diferentes do ecrã caso estejam a utilizar um computador ou um telemóvel. No caso do computador a funcionalidade 1) e 2) surge no topo superior do lado direito e a 3) ao fundo do texto publicado. No caso do telemóvel estas três funcionalidades surgem gradualmente continuando a deslizar o ecrã depois do texto da publicação.

Podem também subscrever este blog, colocando o endereço de e-mail para o qual será enviada uma notificação automática sempre que faça uma publicação nova.

Para além destas funcionalidades podem utilizar o “Dr. Google” para pesquisarem, e com uma boa probabilidade encontrarão sugestões de entrada neste blog. Por exemplo, coloquei agora mesmo “amitraz contra a varroa” na pesquisa e surgem duas entradas no topo para o “abelhas à beira”.

Leiam o mais que puderem, neste blog ou noutras fontes, e escolham essa fontes criteriosamente. Se me permitem um conselho, fujam daqueles que vos apresentam “receitas” espectaculares sem nunca terem escrito uma linha sobre a Biologia da Abelha, o ciclo de vida da Varroa destructor, e outros fundamentos… e sem nunca terem relatado um ou outro insucesso com o seu maneio de colónias de abelhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.