colocação das primeiras excluidoras de rainhas: alguns procedimentos

Na passada sexta feira (06-03), a seguir ao almoço, voltei ao meu apiário mais pequeno. A temperatura rondava os 17ºC e o vento mal se sentia. Quando sai de casa tinha dois objectivos: transferir dois núcleos para colmeias de 10 quadros e colocar duas excluidoras de rainha em duas colónias muito fortes. Acerca dos procedimentos para alcançar o primeiro objectivo fiz esta publicação. Vou agora identificar alguns procedimentos que procuro seguir aquando da colocação de grelhas excluidoras de rainha.

A carga depressa se arrumou!
Uma das duas colónias — modelo Lusitana— onde vim a colocar a excluidora. Tinha 13 quadros com criação e 20 quadros preenchidos por abelhas.
O meu dilema inicial era se devia procurar a rainha para a deixar no ninho como pretendia, ou se devia colocar a excluidora, sem a procurar, e numa visita seguinte, passados 4 dias, confirmar em que caixa andava pela presença de ovos. Decidi procurá-la.
Talvez nem tivessem passado 5 minutos até a encontrar. Andava na caixa de cima — na outra colónia, onde coloquei a segunda excluidora, também encontrei a rainha na caixa superior. Estava no quadro que coloquei na posição 3. Era também essa a posição que o quadro ocupava na caixa superior.
O quadro com a marca amarela também foi transferido para a caixa inferior por conter muita criação de zângão. Assim não ficarão presos por cima excluidora quando emergirem.
E pronto, depois de tudo organizado no ninho foi altura de colocar a excluidora de rainha.
Um bom exemplo de uma foto indevidamente centrada. Pretendia mostrar as datas também! Então fica legenda: no dia 01-03 a colónia tinha 12 quadros com criação distribuídos pelo ninho e sobreninho. No dia 06-03 coloquei a excluidora com a rainha em baixo, no ninho.

Para a semana conto colocar mais cerca de cinco excluidoras num outro apiário, desta feita em colmeias muito fortes do modelo Langstroth. Numa publicação a surgir num futuro próximo pretendo explicitar a estratégia que persigo com a colocação destas excluidoras nas colónia mais fortes e tão cedo na época. Em 2018 e para atingir o fim que pretendo atingir este ano também assim fiz e correu muito bem. Se não tiver desaprendido, com trabalho e uma pitada de sorte, acho que irei alcançar os objectivos que pretendo, e uma parte dever-se-á a esta estratégia. Este pequeno passo hoje dado vai revelar-se fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.