os resultados da minha estratégia de combate à varroa este ano: o sumário que fiz ao Randy Oliver

Tomei conhecimento da boa notícia sobre a sua saúde há dois dias e aproveitei a oportunidade para o felicitar e lhe dar o feedback sobre os resultados globais da minha estratégia de combate à varroa este ano. Em baixo o e-mail que enviei hoje ao Randy Oliver.

“Good morning, Randy!

I’m very happy that you are doing well, as you wrote in Bee-L. 

I continue to translate some excerpts from SBeekeeping for my blog. I learn a lot from what you do and write. 
This year I treated my colonies three times during the year: in February and August with apivar strips and I did an intermediate treatment in June with oxalic acid cardboard strips from the Polish manufacturer Lyson. In 90% of the colonies this strategy gave good results, however in October I found bees with deformed wings in 8% and in 2% PMS. About 80% of these colonies, where the strategy was not effective, were very strong hives throughout the season. Next year I am planning to carry out two intermediate treatments with the oxalic strips in the strongest hives.

Randy I wish you and your family the best of health. 
A big hug from your friend,
Eduardo Gomes”

[Estou muito feliz que você esteja indo bem, como escreveu no Bee-L.

Continuo traduzindo alguns excertos do SBeekeeping para o meu blog. Aprendo muito com o que você faz e escreve.
Este ano tratei as minhas colónias três vezes durante o ano: em fevereiro e agosto com tiras de apivar, e fiz um tratamento intermédio em junho com tiras de cartão com ácido oxálico do fabricante polaco Lyson. Em 90% das colónias esta estratégia deu bons resultados, porém em outubro encontrei abelhas com asas deformadas em 8% e PMS em 2%. Cerca de 80% destas colónias, onde a estratégia não foi eficaz, foram colmeias muito fortes durante a temporada. No próximo ano, planeio realizar dois tratamentos intermédios com as tiras de oxálico nas colmeias mais fortes.

Randy, desejo a você e a sua família muita saúde.
Um grande abraço do seu amigo,
Eduardo Gomes “]

Foto de um ninho tirada há cerca de 2 semanas atrás. Estão bem visíveis as duas principais modificações à estratégia que efectuei este ano: passei a utilizar 3 tiras de apivar nos ninhos muito povoados e fiz um tratamento intermédio com 3 tiras de ácido oxalico (os restos destas tiras são visíveis sobre os travessões dos quadros).

Nota: Por comparação com os resultados do ano passado (cerca de 20% de colónias com níveis elevados de varroose, em setembro/outubro), a estratégia deste ano melhorou notavelmente os resultados. Espero que a do próximo ano siga esta trajectória de melhoria.

2 comentários em “os resultados da minha estratégia de combate à varroa este ano: o sumário que fiz ao Randy Oliver”

  1. Boas
    porque em vez do oxálico não experimenta fórmico, eu já utilizo á uns anos valentes e não quero outra coisa, provoca uma boa mortalidade e deixa inférteis muitas que ficam.
    Utilizo fórmico a 60% 3ml por cada quadro completo de abelhas (30ml numa colmeia completa)
    em cima dos quadros ponho papel cozinha (3 folhas) e despejo o fórmico em cima do papel, nos dias mais quentes faço ao final do dia.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.