bob binnie: o maneio de final de inverno e a divisão de colónias

Bob Binnie tem as sua operação apícola na Geórgia, EUA. Já a minha pequena operação tem a sua base na Guarda, Portugal. Vários milhares de kms separam estes dois territórios. Decorrente desta variável inegável, seria de esperar que o que observo e o que faço fosse diferente daquilo que o Bob observa e faz, em especial se considerarmos os timings das operações e o facto de ele trabalhar com híbridos de cárnicas x caucásicas.

Muito pelo contrário… acho notável a semelhança nos timings e no fluxo de procedimentos de final do inverno/início da primavera que ambos utilizamos para abordar, entre outros aspectos, a multiplicação de colónias com recurso à técnica Doolittle, a equalização, a regra não mais de seis, a utilização do tabuleiro divisor, a forte preocupação com a prevenção da enxameação, o conhecimento do ritmo de crescimento das colónias e o planeamento do maneio à luz do ritmo de crescimento das colónias.

Ficam em baixo dois dos mais recentes vídeos que o Bob Binnie publicou e que, como habitualmente, prestam um enorme serviço à comunidade apícola por esse mundo fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.