vespa asiática: os melhores atraentes

Nestes dois vídeos colectados no youtube inicio o desenho uma sequência de etapas que operacionalizam um processo rápido e seguro para produzir “cavalos de troia” com vista à intoxicação dos ninhos das velutinas não visíveis ou inacessíveis.

1ª etapa: recrutar as vespas.

Os alimentos/líquidos açucarados são muito procurados pelas jovens rainhas/fundadoras.

O peixe fresco é um atraente muito forte, em especial na época em que as vespas operárias procuram proteínas para alimentar as suas larvas.

Estes atraentes colocados em recipientes que  não as afoguem/matem podem servir de alfobre para as nossas capturas. Com uma pinça como podemos ver aqui a sua caça é simples e rápida. Temos assim recrutados os soldados para fazermos deles cavalos de troia.

3 thoughts on “vespa asiática: os melhores atraentes”

  1. Bom dia
    Este ano já aparecerem umas velutinas no meu apiário…para o ano é provável que continuem a aparecer e em maior quantidade. Se assim for, vou começar a fazer os cavalos de troia…mas pelo que li, a utilização do insecticida pode trazer outros problemas. Isto é, ao impregnar uma vespa com o insecticida e larga-la de imediato pode haver o risco de ela não ir logo para o seu ninho, se isto acontecer, pode afectar outras colmeias e outros animais pássaros e pequenos mamíferos…

    Por isso decidi, se fizer cavalos de troia, apenas impregno as vespas com veneno ao final do dia, para que assim seja mais provável elas regressarem ao ninho. Pelos vistos existem também a opção de mutilar a vespa (cortando as patas) mas não sei ate que ponto será útil esse trabalho.

    Cmpts

    JO

    1. Bom dia, João!
      Nos meus apiários ainda não vi nenhuma. Contudo a 20/30 Km de distância já começam a ser vistas. Estou a fazer trabalho intensivo de pesquisa e divulgação no sentido de me preparar para o ano que aí vem e ajudar outros a prepararem-se.
      Em que distrito do país estão os seus apiários onde começou a ver as velutinas?

      Acerca dos riscos colaterais, como envenenamento de colmeias do próprio, já têm acontecido. Por essa razão o Bernardino e outros estão a seguir outros procedimentos para construir os cavalos de troia que me parecem muito mais seguros. Ver aqui descrição detalhada do procedimento http://abelhasabeira.com/uma-arma-revolucionariamente-simples-contra-a-vespa-velutina/#comment-14502

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *