a tarde da primeira edição do workshop avançado Controlo da Varroose: 20 de abril

De manhã foi o tempo de apresentar os fundamentos e a proposta de intervenção. Esta componente técnico-teórica alicerça, consolida e justifica o “fazer” que aconteceu à tarde. A apicultura, como todas as outras artes e ofícios, não escapa a este processo. Não é possível a boa arte sem bons fundamentos técnico-teóricos!

E foi das práticas críticas e incontornáveis, integradas num processo mais vasto de controlo efectivo da população de varroas, dos detalhes de sua aplicação, das potencialidades e limitações de cada uma delas, da interpretação correcta dos resultados recolhidos, da tomada de decisão à luz desses dados, das propostas para ultrapassar dilemas, da distinção entre o que é relevante e o que não o é, do fazer com rigor e precisão, das conversas partilhadas sobre experiências diversas, que se preencheram as cerca de 3 horas de campo nesta tarde de 20 de abril.

A minha gratidão à atenção, questionamentos, empenhamento e simpatia de tod@s presentes, os participantes fundadores nesta nova etapa da minha vida profissional. Tendo sido formador e consultor a tempo inteiro em áreas não apícolas durante 15 anos, a que se seguiram 13 anos a tempo inteiro como apicultor, é muito interessante estar neste momento a fazer a síntese desses dois momentos da minha vida profissional, agora enquanto formador e consultor na área apícola.

Os próximos workshops serão em Macedo de Cavaleiros, a 28 de abril, em Coimbra a 11 de maio, este já esgotado, e 25 de maio com algumas vagas disponíveis.

Ao Marcelo Murta, Nuno Capela e Francisco Rogão, a minha gratidão pelo apoio precioso e decisivo na concretização deste e dos próximos workshops.

Em baixo fotos dos companheir@s desta tarde de 20 de abril… que lembrarei com um carinho especial.

Eduardo Gomes: serviços de formação presencial e on-line, consultoria presencial e on-line e apoio técnico em apiário (contactos: 935 251 670; jejgomes@gmail.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.