Este blogue caracterizou-se até à data por dois requisitos fundamentais:
(i) apresentar informação actualizada, frequentemente inovadora, sustentada nas melhores leituras que consigo fazer e nas melhores práticas que consigo executar enquanto apicultor. Vejo, inclusivé, que algumas dessas práticas se disseminaram pela comunidade apícola nacional, como o maneio orientado pela regra “não mais de seis”, o maneio com recurso a “colmeias armazém”, os desdobramentos pela técnica Doolittle, a conservação e preservação em armazém de quadros durante a época baixa, para mencionar as que me parecem mais populares;
(ii) apresentar esta informação de forma completamente gratuita, sem repercutir de forma alguma e em bolso nenhum, para além do meu, os custos associados aos milhares de horas de pesquisa despendidas e os custos mensais que tenho pela manutenção deste blogue no espaço virtual. Este blogue não é patrocinado, mantendo assim a sua mais completa independência, tendo mais de 10 mil visualizações por mês. É um blogue que teima em escrever em bom português, o nosso melhor património, a pensar nos falantes desta língua e nas fortes lacunas de informação apícola de qualidade e actualizada na nossa língua.
É para manter esta necessidade de estar actualizado continuamente que me inscrevi no webinar “Unveiling the Resilience of Pests and diseases in Honey Bee Hives: A Retrospective Analysis of Honey Bee Colonies between 2015-2022“, que vai acontecer dentro de algumas horas.
Vou continuar esta caminhada de qualificação avançada, que me permitirá responder e apoiar mais e melhor os companheiros que entendam necessitar do meu apoio.
Eduardo Gomes, autor e incansável perscrutador do que diz o zumbido das abelhas.
Cara Eduardo Gomes,
Agradeço todo o seu empenho e altruísmo em partilhar, gratuitamente, a sua experiência , pesquisas e visão.
Muito obrigada.
Tu és sem dúvida um dos maiores conhecedores da apicultura nacional, aprendi contigo algumas regras que adoptei no meu maneio com excelentes resultados.
Quero simplesmente agradecer e desejar que continues desta forma exemplar!
Grande abraço.
Tem feito um excelente trabalho Sr. Eduardo.
Já leio o seu blogue há algum tempo (anos) e é um excelente trabalho, obrigado
Quero dar-lhe os parabéns pelo trabalho incansável que tem feito.
Acompanho-o à algum tempo, ainda não sou apicultor – apesar de andar com essa esperança de começar…
Não o conheço pessoalmente e soube há dias que vivia em Coimbra, por mero acaso.
Um bem haja por aquilo que tem feito.
Parabens pela pesquisa e dedicação ao mundo das abelhas.
Obrigado pela partilha do bom trabalho desenvolvido teórico e prático por terras da nossa Serra da Estrela.
Cumprimentos