Caso 1: Hoje, finalmente tive disponibilidade para partir as patilhas das 19 gaiolas com rainhas virgens que introduzi no passado dia 20. Neste momento o meu maior cuidado e preocupação é verificar se existem mestreiros iniciados nestas colónias orfanadas. Na minha experiência tenho constatado que a presença e a não destruição destes mestreiros são um sério obstáculo à aceitação das rainhas virgens que irão sair das gaiolas nas próximas horas. Por esta razão procuro destruir todos estes mestreiros momentos antes de abrir as patilhas das gaiolas.
Caso 2: Na semana passada, dividi 3 colónias que se preparavam para enxamear. No momento desta divisão não encontrei a rainha numa destas colónias. Ainda assim dividi-a e introduzi rainha em gaiolas em ambas as colónias—filha. Hoje verifiquei que numa dessas divisões, onde acabou por ficar a rainha-mãe que afinal ainda não tinha enxameado, a rainha virgem e suas acompanhantes estavam todas muito mortas — isto com a gaiola ainda fechada.
Caso 3: Quase como compensação, uma das colónia orfanada no passado dia 3, hoje cheias de abelhas e com várias virgens visíveis, foi dividida. Cada uma das divisões ficou com uma ou mais virgens e dividiram o local original.
Bom dia, queria dizer muito obrigado pela experiência partilhada. Estou a finalizar a formação de Apicultura sem qualquer função em exercício no momento e as suas publicações têm aumentado a minha noção sobre a realidade. Obrigado!
Boa tarde Eduardo com a sua experiência talvez me possa dar uma ajuda fiz dois desdobramentos as rainhas nasceram normalmente mas quando verifiquei e marquei as mesmas, isto á oito dias, não gostei muito delas. Hoje fui verificar e qual é o meu espanto nos dois núcleos tenho muito pouca postura e tenho realeiras já fechadas. Será que as abelhas também não gostaram das rainhas? Um abraço e mais uma vez obrigado pelas suas partilhas.
Bom dia, Joaquim! Também partilho a sua hipótese, que as abelhas desejam substituir estas rainhas.
Boa tarde Eduardo.
Nos desdobramentos que ficam com mais do que 1 rainha, não existe o risco de enxamearem e assim levarem uns punhados de abelhas com elas?
Aconteceu-me a um exame que apanhei à 1 semana, fiz uma revisão hoje e encontrei 2 rainhas.
Com medo que enxameasse, improvisei mais 1 núcleo de 3 quadros com uma delas.
Mais estranho é que me pareceu ver já ovos do dia.
Obrigado.
Cumps
José Neto
Bom dia, José! Sim, existe esse risco. Para o minorar e para aproveitar as rainhas presentes faço habitualmente colónias mais pequenas com um máximo de 5 quadros.