No passado sábado, num dos apiários de um cliente dos meus serviços de apoio técnico, a tarefa principal passou por preparar as colmeias para a produção de novos enxames, ao longo de 2,5 meses, mantendo as colónias doadoras/mãe com o seu potencial produtivo intacto. Foi também o dia de corte de criação de zângão.





Ainda que a estratégia esteja sustentada na abordagem química (orgânicos + sintéticos) —como poderia ser de outra forma? lanço mão do que sei ser mais eficaz e exequível que encontro na estratégia mecânica/biotécnica, para que a mortalidade por varroa, que nos últimos 12 meses foi outro zero, se mantenha assim nos próximos 12 meses.
Nota: para os seguidores do blogue, abri um novo tema nas sessões Zoom: “Criação de rainhas por métodos orgânicos”. Os interessados entrem em contacto para o e-mail jejgomes@gmail.com
Ao Vosso dispor. Por uma apicultura informada!