serra abaixo: a primeira transumância do ano

Hoje realizei a primeira transumância de colónias deste ano. A distância percorrida foi pouca, cerca de 15 km a descer, as colónias passaram dos 900m de altitude para os 600m e para uma zona edafo-climática cerca de 5ºC mais quente — hoje por ex. cá em cima esteve uma máxima de 12ºC e lá em baixo a máxima chegou aos 17ºC.

Tendo identificado e pré-preparado ontem as 12 colónias a transumar, hoje às 8h15 lá estava para acabar de as fechar — foi só empurrar o resto de esponja. As abelhas como previ estavam todas ainda ao quente, e por companhia só tive as vaquinhas que por ali pastavam.

Partilhando o território.
Ontem, ao final da tarde pré-preparei as colónias e hoje, foi só empurrar o resto da esponja. As abelhas nem sequer assomam ao alvado quando assim faço.
Carreguei as colmeias debaixo de olhares muito interessados e curiosos… bem nem todos… ali atrás, no centro da fotografia, está o boi que pouco me ligou, pois embezerrou com uma jovem vaca. A Natureza sendo Natureza.
Pronto a arrancar, serra abaixo!
Acabado de chegar ao local de destino.
Cerca de 1h30 depois do início da jorna as colónias estavam nos novos assentos. Como gosto deste hábito adquirido de transumar cedo pela manhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.