o maneio das colmeias armazém ao longo da época: meses do crescimento linear das colónias

Nos meses de fevereiro, março e até meados de abril as colónias entram gradualmente na fase de crescimento linear da sua população nos territórios onde as tenho assentes.

O território à saída do inverno (foto da erica australis na pré-floração, em 18-03-2019).

A postura das rainhas, que parou ou abrandou significativamente nos meses de novembro e dezembro, inicia-se/aumenta com a passagem do solstício de inverno, e na primeira quinzena fevereiro já é comum encontrar colónias com 3 e 4 quadros com boas áreas com criação.

Exemplo de um quadro típico no ninho de uma colmeia durante a primeira quinzena de fevereiro (foto de 17-02-2020).
Exemplo de um quadro típico no ninho de uma colmeia durante a primeira quinzena de março (foto de 10-03-2020).

No início de março estas colónias estão a 40 ou 50 dias de distância do início da principal floração da primavera, o rosmaninho. Interessa-me iniciar o desbloqueamento dos ninhos substituindo os quadros mais bloqueados e colocando quadros desbloqueados com cera puxada no ninho, numa primeira fase (até meados de março), e quadros com cera laminada numa segunda fase (depois de meados de março).

Quadros que foram retirados do ninho para o desbloquear e que são colocados nas colmeias armazém ou em colónias com poucas reservas.
Quadros desbloqueados que foram retirados das colmeias armazém, de colónias mais fracas ou zanganeiras, ou que vieram da casa armazém onde foram guardados.

Os quadros mais bloqueados com mel e/ou pólen são colocados nas colmeias armazém, quando necessário; os quadros desbloqueados são fornecidos por algumas colmeias armazém, colónias mais fracas ou que ficaram zanganeiras durante o inverno, ou são os quadros que foram guardados, depois de crestados no verão do ano anterior.

Mais adiante, em março, quando a meteorologia e as abelhas dão os sinais que iniciaram a puxada da cera inicio a substituição de alguns quadros do ninho que apresentam pequenas áreas de criação por quadros com cera laminada.

A introdução de cera laminada na altura certa permite…
que uma quinzena depois, aproximadamente, as abelhas e a rainha apresentem quadros como os desta foto.

A partir da segunda quinzena de março costumo criar mais algumas colmeias armazém — entretanto algumas das que vieram do inverno são re-condicionadas somente ao ninho quando se justifica — para receberem quadros resultantes dos desbloqueios e da aplicação da regra “não mais de seis”. Estas novas colmeias armazém são formadas em colónias que arrancaram bem, que apresentam um rainha prolífica e que irão fazer bom uso desse novo espaço.

Formação de uma nova colmeia armazém entre meados de março e meados de abril.
Para receber os quadros resultantes dos desbloqueios ou…
… da aplicação da regra “não mais de seis”.
Porque elas desejam muito espaço no ninho nesta fase de crescimento!

Numa próxima publicação descreverei a gestão que faço destas colmeias armazém durante o período dos desdobramentos e forte fluxo de néctar (de meados de abril a meados de julho).

3 comentários em “o maneio das colmeias armazém ao longo da época: meses do crescimento linear das colónias”

  1. Preciso de uma informação, que possivelmente saberá derivado á sua experiencia. Quando colocamos um quadro num ninho com cera moldada, quanto tempo, aproximado, levam elas para puxar a cera e rainha começar a postura,?? !! Isto em media, pois irá depender de vários fatores.
    Obrigado , saudações apiculas.
    manuel pires

    1. Boa tarde, Manuel!
      Numa altura em que as abelhas estão a puxar bem a cera, demora cerca de 3 a 5 dias até ver postura nesse quadro. Um abraço!

      1. Boa tarde e muito obrigado pela sua explicação. agora já sei e posso avaliar o que perdi este ano da minha estreia num enxame que apanhei, o qual coloquei num nucleo, e estava no começo da floração do rosmaninho, e já existia as floraçoes na zona. Só voltei la, 3 semanas depois, devido ao virus e do emprego. Aquele nucleo estava completamente bloqueado de tudo, em especial mel . Se já tivesse alguma experiencia teria colocado logo ninho. e de certeza teria dado para colocar meia alça depois dessas 3 semanas. Paciência , para o ano há mais, e já com mais disponibilidade e um pouco mais de saber. o que importa agora é SAUDE.
        E você continue, que eu serei um dos seus leitores assiduos.
        Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.