Nos meses de fevereiro, março e até meados de abril as colónias entram gradualmente na fase de crescimento linear da sua população nos territórios onde as tenho assentes.
A postura das rainhas, que parou ou abrandou significativamente nos meses de novembro e dezembro, inicia-se/aumenta com a passagem do solstício de inverno, e na primeira quinzena fevereiro já é comum encontrar colónias com 3 e 4 quadros com boas áreas com criação.
No início de março estas colónias estão a 40 ou 50 dias de distância do início da principal floração da primavera, o rosmaninho. Interessa-me iniciar o desbloqueamento dos ninhos substituindo os quadros mais bloqueados e colocando quadros desbloqueados com cera puxada no ninho, numa primeira fase (até meados de março), e quadros com cera laminada numa segunda fase (depois de meados de março).
Os quadros mais bloqueados com mel e/ou pólen são colocados nas colmeias armazém, quando necessário; os quadros desbloqueados são fornecidos por algumas colmeias armazém, colónias mais fracas ou que ficaram zanganeiras durante o inverno, ou são os quadros que foram guardados, depois de crestados no verão do ano anterior.
Mais adiante, em março, quando a meteorologia e as abelhas dão os sinais que iniciaram a puxada da cera inicio a substituição de alguns quadros do ninho que apresentam pequenas áreas de criação por quadros com cera laminada.
A partir da segunda quinzena de março costumo criar mais algumas colmeias armazém — entretanto algumas das que vieram do inverno são re-condicionadas somente ao ninho quando se justifica — para receberem quadros resultantes dos desbloqueios e da aplicação da regra “não mais de seis”. Estas novas colmeias armazém são formadas em colónias que arrancaram bem, que apresentam um rainha prolífica e que irão fazer bom uso desse novo espaço.
Numa próxima publicação descreverei a gestão que faço destas colmeias armazém durante o período dos desdobramentos e forte fluxo de néctar (de meados de abril a meados de julho).
Preciso de uma informação, que possivelmente saberá derivado á sua experiencia. Quando colocamos um quadro num ninho com cera moldada, quanto tempo, aproximado, levam elas para puxar a cera e rainha começar a postura,?? !! Isto em media, pois irá depender de vários fatores.
Obrigado , saudações apiculas.
manuel pires
Boa tarde, Manuel!
Numa altura em que as abelhas estão a puxar bem a cera, demora cerca de 3 a 5 dias até ver postura nesse quadro. Um abraço!
Boa tarde e muito obrigado pela sua explicação. agora já sei e posso avaliar o que perdi este ano da minha estreia num enxame que apanhei, o qual coloquei num nucleo, e estava no começo da floração do rosmaninho, e já existia as floraçoes na zona. Só voltei la, 3 semanas depois, devido ao virus e do emprego. Aquele nucleo estava completamente bloqueado de tudo, em especial mel . Se já tivesse alguma experiencia teria colocado logo ninho. e de certeza teria dado para colocar meia alça depois dessas 3 semanas. Paciência , para o ano há mais, e já com mais disponibilidade e um pouco mais de saber. o que importa agora é SAUDE.
E você continue, que eu serei um dos seus leitores assiduos.
Um abraço
Obrigado pela informação Eduardo e um bem haja pela partilha sempre didática dos seus temas.
Um abraço, Jorge!