apreciações e sugestões dos leitores

Solicitei na publicação anterior, a 500, e a propósito deste número redondo, comentários aos leitores com sugestões e apreciações ao conteúdo do abelhas à beira. Esta publicação apresenta todos os comentários recebidos. A minha gratidão a todos que reservaram um pouco do seu tempo para os escrever. As sugestões serão abordadas/aprofundadas em futuras publicações.

Foto do maneio “a solo” de uma colónia, ontem 15-03. Parte da energia com que trabalho devo-a aos leitores do blog, que me acompanham… sempre!

Viva Sr. Eduardo,
Desde já endereço-lhe os meus parabéns pelo blog, e pelos conteúdos que regularmente são colocados por si, ajuda qualquer apicultor que tenha paixão e dedicação pela Apicultura, principalmente aos novos apicultores, que é o meu caso. Muito Obrigado!
A sugestão que eu deixo, é no caso de ser possível, continuar com a riqueza de conteúdos ao longo da época apícola, à medida que esta avança, e auxiliando-nos com os seus conhecimentos e práticas referentes a cada momento, e ser uma base e uma moleta que nos ajuda a perceber a diversidade da arte.
Um bem haja Sr. Eduardo!
Pedro Miguel Marques Centeio

Leitor assíduo do blogue. Dá muita partilha de conhecimentos apícolas de forma sucinta e muito pragmática.
Dá a conhecer o maneio apícola e estudos internacionais sempre importantes.
Venho aqui colher sabedoria e muita prática que tenho aplicado no maneio apícola com inúmeros sucessos.
Isto posto, que sugestão?
Agradecer ao autor do blogue pelo tempo que perde em prol da partilha de forma altruísta.
Parabéns Eduardo.
Abraço,
Octávio

Olá Amigo,
Parabéns pelo numero atingido das suas publicações e pela qualidade dos seus conteúdos.
Sugestões?… Continue com o elevado nível de partilha de conhecimento.
Como seguidor atento das suas mensagens, aproveito para agradecer porque elas têm servido para apurar os meus conhecimentos sobre o mundo apícola.
Bem haja.
José A. Marques

Sou um simples apicultor amador mas aproveito para enaltecer e agradecer as publicações que faz pois realmente são bem feitas, bem escritas, demostrando que sabe o que escreve. Posso dizer que quando “tropeço” nas suas publicações são raras as vezes que não leio.
Obrigado e cumprimentos de Viana do Castelo
Duarte

Sou um apicultor amador. Adoro o seu blog e acho que louvar a forma como expõe informação, de forma simples e sempre baseada na ciência, coisa que hoje em dia é muito raro.
Por favor continue.
Cumprimentos
Rui Rocha

Boa Tarde Eduardo.
Antes de mais um grande obrigado pela preciosa partilha de conhecimentos.
Muitos Parabéns pelo Blog é uma enciclopédia de apicultura.
É de louvar a sua atitude altruísta.
Aprendi e aprendo muito com os seus artigos e é fascinante na prática verificar que os seus ensinamentos são exactamente assim.
Gostaria que publicasse sobre desdobramentos e a formação dessas magníficas colmeias armazém que tanto me fascinam.
Obrigado e Deus o ajude a continuar a partilhar a sua magnífica sabedoria.
Grande Abraço
Tó Zé

Parabéns! É sempre com expectativa que aguardo o próximo! Ainda nao percebi é como posso navegar pelos anteriores, estarei a ficar iletrado nestas novas ferramentas sociais?Manuel Rodas

Amigo Eduardo, sou um assíduo leitor dos seus artigos.
Não tenho nada a propor para alteração, a não ser que continue a ser como é, para bem da nossa apicultura.
Um abraço e bem haja pela sua disponibilidade.
António dos Santos Almeida

Parabéns Eduardo Gomes, excelente blog que criaste nestes últimos 5 anos. Fundamentado, bastante informativo e de um conhecimento indiscutível. Obrigado pela sabedoria e experiência que continuas a partilhar, fazes com que a apicultura seja um pouco mais simples. Marcelo Murta

Parabéns pelo número redondo. Que venham muitas mais publicações. Faltam-me sugestões a dar porque é deste blog apanho as novidades, dicas, alertas e respostas a muitas dúvidas. É dar-lhe continuação. E, já agora, obrigado!Ricardo

Caro Eduardo, sou um fiel seguidor do seu blog. Admiro-o como para além de apicultor ainda consegue pesquisar informação atualizada com base em publicações científicas. É neste blog que venho “beber” da sua apicultura e aplicar muitos dos conceitos e técnicas adaptadas à minha realidade de apicultor (se for digno desse adjetivo).
Gosto muito de melhoramento genético animal – tema que em apis parece estar longe de se conseguirem os objetivos desejados. No meu apiário centro-me na produção de mel e todos os anos tenho o registo produtivo de cada colônia. Quando tenho baixas desdobro e coloco larvas do dia das colónias que se classificaram acima do desvio-padrão (tendo por base a descrição estatística da produção anual). Por vezes introduzo rainhas de outros criadores, mas sinceramente ainda nenhuma se revelou interessante. Será aqui a adaptação ao meio o fator mais importante? Será que com as minhas abelhas eu sigo um método de seleção (simples) que até resulta?
Este tema é o meu principal interesse em apicultura.
Obrigado pelas suas partilhas – estou-lhe grato.
Abraço apícola.
Pedro Sarmento

Caro Eduardo,
Tenho seguido as suas publicações com muita satisfação, artigos muito bons.
A minha sugestão vai para o tema do “espaçamento ideal entre quadros”.
Muito obrigado pela sua partilha.
Cump.
Rogerio Melo

4 comentários em “apreciações e sugestões dos leitores”

  1. Boa tarde Senhor Eduardo,
    Sou apicultor sexagenário, e apesar de me considerar medianamente atualizado, não deixo de encontrar e aprender sempre algo, nos artigos que nos disponibiliza.
    Não tenho a menor dúvida de que atualmente será a maior, senão uma das maiores figuras da apicultura nacional, que ainda por cima disponibiliza conhecimento de forma altruísta.
    Pelo Saber, Conhecimento, Partilha, visão e forma de estar no meio apícola, a minha admiração e agradecimento.

    Joaquim Sabino

  2. Olá Eduardo!!
    Sou um seguidor assíduo do teu blog e há alguns anos fui ao inicio li tudo desde o inicio, como quem lê um livro. Foi um exercício super interessante e marcante na minha formação enquanto apicultor!
    Espero que um dia tenhas a energia para compilar tudo num manual. Vai-se tornar certamente uma referência na apicultura em Portugal!
    Grande Abraço, Muito parabéns e continuação de muito sucesso aqui no Abelhas à Beira!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.