Ontem da parte da manhã, apesar do aguaceiro ligeiro, tive de marcar presença nos meus dois apiários a cotas mais baixas para partir as patilhas de 20 gaiolas com rainhas virgens introduzidas a 5 e 6 deste mês. Uma vez que tinha de lá passar, aproveitei e levei algumas meias-alças/alças meleiras, para colocar sobre algumas das poucas colmeias lusitanas que estão dedicadas à produção de mel.

Contudo, antes da colocação destas caixas, que visam armazenar o néctar que espero que comece a ser trazido de forma abundante nas próximas semanas, fiz uma avaliação rápida da força das colónias para re-confirmar a justeza deste maneio.





O fluxo até agora tem sido frouxo. Não estou muito preocupado porque o histórico diz-me que ele se torna muito abundante a partir da terceira semana de abril. Assim o vento amaine um bocado para que os efeitos destes aguaceiros recentes perdurem por mais tempo e se expressem em nectários cheios, onde as abelhas recolherão a sua recompensa, assim como quem as ajudou a sobreviver até esta altura do ano.
Muito bem! Eduardo ?
Boa tarde Eduardo qual a razão de três tiras de apivar?
Um abraço.
Boa tarde, Samuel! No último tratamento que realizei, com Apivar, não foi tão eficaz como habitualmente em cerca de 20% das colónias. Utilizei duas tiras por ninho na altura. Este ano decidi utilizar três seguindo uma reflexão do Bob Binnie, a este propósito. Diz ele que duas tiras lhe parecem insuficientes para colónias com muitas abelhas e criação. Obviamente que ele e eu estamos a especular sobre este aspecto, mas enquanto nos faltam estudos devidamente controlados vamos ajustando de acordo com o que vemos e reflectimos. A este propósito, um estudo recente sobre o tratamento com ácido oxálico sublimado mostra que o tratamento com 1 gr. é ineficaz, com dois gramas é eficaz e que com quatro gramas é muito eficaz. Um abraço!
Como sigo o teu blog logo imaginei que fosse esse o pensamento eu não tenho tido problemas, para já continuo com duas. Obrigado e um abraço