os meus números da cresta de meis claros até à data de hoje

Iniciei a cresta de meis claros nos meus apiários no dia 21 de Junho. Até à data de hoje extraí o mel de 379 meias-alças. Vou mais ou menos a meio da cresta das meias-alças com mel claro. Destas 228 são do modelo Langstroth e 151 são do modelo Lusitana.

A produção média das meias-alças do modelo Langstroth é de 14,38 Kg por meia-alça até à data.

A produção média das meias-alças do modelo Lusitana é de 9,74 Kg por meia-alça até à data.

Como o método de extracção “old-fashion” que ilustrei e me referi no post anterior está a ser mais lento do que é desejável e um pouco mais cansativo do que é tolerável vou ensaiar na próxima 3ª feira extrair o meu mel numa cooperativa com uma linha de extracção automática “new-fashion”.

Se tiver autorização do proprietário para a nomear e até ilustrar com fotos alguns dos momentos da extracção aqui voltarei em breve.

2 thoughts on “os meus números da cresta de meis claros até à data de hoje”

  1. Eduardo, tem mesmo de ser assim!!
    Estou estalando para que as melarias aqui da zona saiam do papel…é que extraír em casa é um esforço desumano, sobretudo quando dias consecutivos a levantar alças do campo e depois a extraír até altas horas.
    Além disso uma melaria capaz dixa os opérculos bem secos, e nós só temos de levantar as alças e deixar lá. Deixamos de ter de andar a buscar tambores, a lavar chão 3x ao dia sempre com as formigas à coca…ter a garagem cheia de abelha, etc…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *