tiras de libertação lenta de oxálico vão ser colocadas no mercado dos homologados?

A empresa Vita Bee Health, maior empresa mundial de produtos sanitários para abelhas melíferas, está a lançar no mercado um novo acaricida de libertação lenta de ácido oxálico veiculado através de tiras de fibra, com a marca VarroxSan.

VarroxSan, by Vita Bee Health

Segundo a empresa: “VarroxSan utiliza uma tira de fibra resistente, evitando ou retardando a remoção pelas abelhas, permitindo que o produto funcione bem em todas as condições e garantindo uma elevada eficácia com uma dose relativamente baixa de ingrediente ativo. Nosso sistema de impregnação exclusivo garante que cada tira contenha uma quantidade idêntica de ingrediente ativo, proporcionando sempre uma dose confiável e consistente.

Através de uma série de estudos realizados por laboratórios independentes e institutos de investigação, em diversas condições geográficas e climáticas, o VarroxSan alcançou uma eficácia média de 96,80%.

O ácido oxálico di-hidratado é um acaricida de contato letal para os ácaros varroa em contato físico com ele. O modo de ação ainda não é compreendido totalmente, mas sabe-se que o baixo pH desempenha um papel fundamental.” (fonte: https://www.vita-europe.com/beehealth/products/varroxsan-varroa-control/)

Respondendo à questão do título, vindo de quem vem, Vita Bee Health, será muito provável que este novo acaricida venha a ser homologado na Europa. Vamos ver a que preços!

2 comentários em “tiras de libertação lenta de oxálico vão ser colocadas no mercado dos homologados?”

  1. Caro Eduardo
    As tiras celulosicas, já em uso ,embora sem homologação no nosso país, não têm o efeito que se pretende e a que se refere o artigo?
    Saudações apícolas.
    Peres

    1. Peres, é uma questão pertinente. Na minha opinião, em princípio sim, as tiras celulósicas de oxálico+glicerina caseiras terão eficácia semelhante. Mas para tirar conclusões com mais rigor nada como experimentar umas e outras, de preferência no mesmo apiário e com colmeias o mais semelhantes possível e com taxas de infestação próximas, e avaliar 12 dias após o terminus do tratamento de umas e outras a taxa de infestação pós-tratamento. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.