No dia de hoje, entre a selecção e preparação de 12 colmeias langstroth para entregar a um cliente nos próximos dias, alimentação de algumas colónias, reajustamento das tiras de apivar em 67 delas, preparação das colónias com sobreninho para a colocação da grelha excluidora de rainhas nos próximos dias, expansão do ninhos, ainda sobrou um pouco de tempo para iniciar a acção de recuperação de uma colónia que ficou orfã/zanganeira durante o inverno. Entre diversas formas de proceder para concretizar esta recuperação ganhei um gosto especial por esta que descrevo em baixo, pela sua simplicidade e eficiência, não por ser a melhor. Também nesta situação, como em quase todas as outras que me vão surgindo no dia-a-dia da apicultura, tenho a convicção que dificilmente encontrarei uma forma de agir que eu possa designar “a melhor…”, … fico até arrepiado quando ouço um apicultor dizer que esta ou aquela forma de fazer é “a melhor forma de…”.
Muito bem
É o que faço, no entanto na forma que descreve parece que introduz muitos quadros.
1 quadro por semana é o suficiente.
Um abraço
Sim tem razão Rogério, um quadro por semana é suficiente, e é assim que tenho feito no passado. Neste caso como a colónia tem muitas abelhas pretendo acelerar um pouco o equilíbrio etário para experimentar. Chegou a altura no meu percurso apícola de começar a fazer algumas pequenas experiências.
Um abraço!
Venho por este modo agradecer o texto acima, li 1 dia antes de verificar que uma das minhas colónias estava zanganeira e agi do modo descrito (só um quadro por semana).
Esta colónia recuperou e tem uma alça em cima :).
Bom dia Romaine, óptimo! Obrigado pelo testemunho.