para uma apicultura com retorno e motivante, ao lado do apicultor com 5 ou com 500 colónias

Ontem, entre os pingos da chuva, foi tempo de transumar algumas das colmeias de um cliente, com uma operação já próxima das 100 colónias, para os pomares de mirtilos e outros frutos vermelhos (sobre como as abelhas melíferas fazem um excelente trabalho de polinização dos mirtilos ver aqui).

Hoje, no território da Serra do Sicó, entre as 10h00 e as 12h00, foi tempo de multiplicar 4 dos 5 enxames de um apicultor que está a iniciar a sua apicultura, com o pé direito diga-se. Comprou bons enxames a um apicultor local, está a fazer o percurso formativo que estou a disponibilizar no Zoom, e arrendou os meus serviços técnicos em apiário pela segunda vez. A sua curva de aprendizagem vai ser rápida, segura e com rápido retorno, sem passar por grandes precalços e andar às apalpadelas, sem grandes erros e sentir amargas desilusões.

Vamos às fotos:

Das 5 colónias que estavam instaladas, 4 foram utilizadas para fornecer abelhas e criação para fazer 5 novos enxames. Uma das colónias ainda não tinha força para servir como doadora. Nestas 4 colónias as rainhas foram localizadas e marcadas.
Um dos 5 novos enxames que criámos.
E, como já é hábito, também nestes 5 enxames introduzimos um alvéolo real da produção do Eduardo Côrte-Real, criador situado na zona de Cantanhede.
Uma das colónias doadoras, depois de “sangrada”.
4 dos 5 enxames novos, no final de 2 horas no apiário. As colónias doadoras foram “arrefecidas” para não enxamearem (e tantos enxames irão sair nos próximos 15 dias de norte a sul do país, comprometendo o potencial produtivo das colónias enxameadas). Referir que estas colónias-mãe mantêm o potencial produtivo.
Assento cheio, com 5 novas colónias, 2 horas depois. Serviços técnicos apícolas com retorno elevado, rápido e duradouro. Na próxima visita, a meio da semana que está a entrar, o objectivo é mandar a infestação de varroa para níveis abaixo de 0,5% de forma rápida e inovadora.

Para uma apicultura com retorno e motivante, ao lado do apicultor com 5 ou com 500 colónias!

Eduardo Gomes, consultor e formador apícola (contacto: jejgomes@gmail.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.