o primeiro tratamento do ano e outros aspectos

Com as urgueiras roxas a apresentarem as primeiras flores, isto cerca de um mês antes das datas mais habituais, entrei no apiário com dois objectivos principais: iniciar o primeiro tratamento do ano da varroose* e alimentar com fondant, cerca de trinta dias depois de as ter alimentado pela última vez.

Urgueira roxa (Erica australis) no território circundante ao apiário (a 850m de altitude).

Substituição dos sacos vazios colocados há cerca de 30 dias atrás.

Colocação das tiras de Apistan, o medicamento que escolhi para realizar o primeiro tratamento da varroose este ano. Como já passaram mais de 4 anos sobre a última utilização deste medicamento, o prazo mínimo necessário para acontecer a reversão a uma potencial resistência ao fluvalinato, estou optimista … mas atento relativamente à sua eficácia.

Das 22 colónias deste apiário todas sobreviveram ao outono e ao que já se passou deste inverno. Estão saudáveis e a expandir-se, muito graças às boas cargas de pólen que estão a trazer do campo.

As colónias estão bem povoadas em geral, com 7-8 quadros cobertos com abelhas.

A postura/criação ocupa entre 3 e 5 quadros, e preenche cerca de 50-60% da superfície dos quadros.

As rainhas a fazerem o que lhes está predestinado.

*Na semana passada iniciei o primeiro tratamento do ano nos dois apiários nas terras baixas; esta semana estou a colocar o primeiro tratamento nos dois apiários nas terras altas.

2 comentários em “o primeiro tratamento do ano e outros aspectos”

  1. Muitos parabéns, não só por todos os conteúdos, como a forma esclarecedora como os apresenta. Vivo em Toronto Canadá após a reforma e através de um cliente fui introduzido neste mundo maravilhoso das abelhas.
    2021 foi o meu ano , tenho tido a dificuldade em encontrar um mentor.
    Isto aqui é um Mundo totalmente diferente de Portugal. As abelhas aqui
    de Dezembro até princípio de Abril praticamente não saem da colmeia devido às temperaturas. Quando vejo as fotografias, fico com saudades.
    Parabéns pelo canal, sou assinante.
    Obrigado. Raul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.