na terra das éricas: acompanhamento técnico

Há uns dias fiz o acompanhamento técnico a três apiários do Dr. Carlos Antunes, situados num território de grande diversidade de arbustos e árvores melíferas, com relevo para as éricas.

Durante as cerca de 10h deste acompanhamento técnico, abrimos e fizemos a inspecção e maneio necessário às cerca de 80 colónias do seu efectivo actual.

O Carlos comunicou-me que desejava fazer alguns desdobramentos como medida de prevenção para suprir as perdas que possam vir a ocorrer por varroose ou outros motivos.

O primeiro apiário que inspeccionei. Aqui estavam 3 colónias enxameadas e outras 2 prestes a enxamearem

No primeiro apiário encontrei 3 colmeias enxameadas, ainda com muitas abelhas e várias rainhas virgens em cada uma delas. Foi a oportunidade para materializar o ensejo de aumentar o efectivo, maximizando os recursos disponíveis, de forma extremamente económica. Fiz 3 novas colónias, aproveitando essas rainhas virgens e abelhas, que de outro modo teriam ido para as árvores e arbustos vizinhos num dos dias seguintes. Neste mesmo apiário encontrei ainda duas colónias prestes a enxamear. Sem problema! Foi encontrar as rainhas mãe e transferi-las juntamente com uma boa quantidade de abelhas para dois núcleos.

Deste primeiro apiário “produzi” 5 núcleos que de outra forma teriam ido para as árvores ou arbustos.

No segundo apiário fiz mais um núcleo com uma rainha virgem e abelhas de uma colónia que tinha enxameado.

No terceiro apiário, num local deslumbrante a 900m de altitude, estavam estacionadas cerca de 60 colónias. Depois de ingerida a bucha, foi meter mãos à obra, neste território de vastas encostas, vales abertos e coberto de éricas. Que cores, que aromas, que vistas!

Como suspeitava não encontrei colónias enxameadas ou com sinais de estarem para enxamear. As razões expliquei-as ao Carlos. O maneio foi sobretudo de reorganizar ninhos, colocar meias-alças e identificar as razões por que algumas, poucas, colónias não tinham arrancado devidamente.

Eduardo Gomes: serviços de formação presencial e on-line, consultoria presencial e on-line e apoio técnico em apiário (contactos: 935 251 670; jejgomes@gmail.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.