Este estudo argentino (https://inta.gob.ar/sites/default/files/inta_evaluacion_de_la_eficacia_de_aluen_cap_trelew_0.pdf) permite-nos analisar a eficácia de dois tipos de tratamentos contra a varroa no período outonal: tratamento com Aluen CAP e tratamento com um produto com base no amitraz homologado na Argentina.
As principais conclusões do estudo são: os resultados finais da eficácia dos tratamentos aplicados mostram 91% para o Aluen CAP e 94% para o amitraz.
Tanto quanto sei a eficácia do Aluen CAP não está dependente da temperatura e humidade exterior como é caso de outros tratamentos formulados com base no timol ou ácido fórmico. Este produto argentino parece-me uma opção muito interessante para os apicultores portugueses, pensando nos constrangimentos climatéricos que podem limitar/impedir a aplicação atempada do fórmico ou timol nas nossas colmeias, nomeadamente no período crítico de infestação pela varroa no final de verão/início do outono (meses de agosto/setembro). O Aluen CAP poderá ser o utensílio adequado no sentido de promover a adequada rotação entre produtos acaricidas eficazes. Aguardemos que o Aluen CAP seja homologado em breve na Europa e em Portugal.