A minha querida amiga Filipa Almeida viu o mel monofloral de rosmaninho da sua produção ser reconhecido como o melhor mel na categoria num concurso de méis monoflorais da Península Ibérica, realizado no âmbito do Congresso Nacional de Apicultura, que decorreu nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em Tenerife, Espanha.
Este prémio é merecidamente dela. Dito isto, esta distinção pode e deve ser utilizada pelas nossas Federações e Associações representativas como um “cartão de visita” por essa Europa fora, como mais um elemento de apoio à consolidação da boa imagem do nosso mel no exterior. Não vou delinear nenhuma estratégia de marketing porque outros o farão melhor que eu. Importa-me, sim, sublinhar que temos aqui um activo que não podemos desperdiçar.
Fg. 1: Listagem dos premiados. A Filipa Almeida (ApiJardins) concorreu na categoria de rosmaninho (cantueso).
No próximo Fórum Nacional de Apicultura, que se realizará brevemente em Castelo Branco, e que me desculpem os organizadores, seria justo a organização do mesmo ter em conta a importância deste prémio e homenagear a Filipa pelo contributo inestimável que deu à nossa apicultura. Se não formos capazes, cá dentro, de manifestarmos a nossa alegria, reconhecimento e orgulho quando um de nós é premiado lá fora que alma é esta que nos anima?
Pode ler aqui a notícia como ela foi divulgada pelo Jornal do Fundão.