Como colher abelhas ama sem ter de encontrar a rainha?
Mova a colónia doadora para o lado, e coloque um estrado e corpo de colmeia vazio no seu lugar. Da colónia doadora retire um par de quadros com criação e coloque-os no centro do corpo da nova colmeia e, em seguida, preencha os espaços vazios com quadros puxados e quadros com mel e pólen. Em seguida, coloque outra caixa vazia por cima desta nova colmeia, para atuar como um funil. Sacuda todas as abelhas dos quadros restantes para o “funil”. Quando terminar, escove gentilmente as abelhas dos lados da caixa funil para baixo, para o novo ninho (poderá também utilizar o fumigador para as orientar para o ninho). O objectivo desta operação é ter certeza de que conseguimos colocar a rainha na caixa inferior, o ninho atual.
Uma vez que todas as abelhas estejam no novo ninho, em seguida coloque um grelha excluidora de rainhas sobre esta nova caixa. Sobre a excluidora coloque um corpo com os quadros restantes. As abelhas ama rapidamente subirão através da excluidora para cobrir, aquecer e alimentar a criação existente nesses quadros. Passada uma a duas horas, será fácil colher abelhas amas nesta caixa superior, ou mesmo quadros com criação e abelhas, para equalizar (e também aqui) as colmeias no nosso apiário, entre outros fins.
Obrigado Eduardo pelo artigo!
Olá Eduardo
A quem conta um conto acrescentemos um ou dois pontos.
Para separar abelhas sem procurar a rainha haverá muitas maneiras. Ocorrem-me mais duas, que não são melhores, nem piores, do que a apresentada. Dependerá dos gostos de cada um.
1 – Por filtragem :
Retirar a colmeia e colocar no mesmo local uma colmeia vazia.
Em frente da colmeia vazia, junto à entrada, colocar uma prancha de cerca de 50 x 100 cm coberta com um pano branco.
Retirar da colmeia inicial 2 quadros com criação (ovos, larvas e ninfas ) e um quadro com reservas e colocá-los na colmeia vazia. Completar com quadros de cera puxada e estampada.
Sobre a colmeia vazia colocar uma grade excluidora e uma caixa vazia.
Varrer as abelhas sobre o pano em frente da colmeia formada de maneira a que entrem directamente. Ir colocando os quadros varridos na caixa superior vazia. Completar com quadro vazios, verificando se ficaram algumas reservas , para o que der e vier. Colocar prancheta e tampo na colmeia.
Na caixa inferior ficou a Rainha com parte das abelhas e na caixa superior, passado algum tempo ( ~duas horas) estará a outra parte das abelhas.
2 – Por divisão da colmeia
Ao lado da colmeia, junto e em posição simétrica, com as frentes ligeiramente viradas para a entrada da colmeia inicial, assentar duas colmeias vazias.
Retirar a colmeia inicial para o lado e repartir os quadros, em partes iguais pelas duas novas. Completar com quadros de cera puxada ou estampada. Colocar as pranchetas e tampos.
Passadas 1 ou 2 horas numa das colmeias a entrada das abelhas será mais numerosa e calma e na outra menor e mais agitada. A rainha estará na primeira colmeia . Se dúvidas houver, fazer uma inspecção três ou quatro dias depois. A colmeia com rainha terá ovos e a outra células reais.
Está tudo dito ? – Longe disso. Falta, no mínimo, dar conta dos destinos possíveis a dar às partes componentes. Mas isso os seus seguidores saberão ou poderão perguntar .
Saudações apícolas
Boa tarde Eduardo mais uma vez estou aqui para lhe dar um abraço e para agradecer a partilha dos seus conhecimentos que nunca me canço de ler e tentar absorver o máximo possível um grande abraço e muita saúde.
Obrigado Joaquim! Muita saúde.