a qualidade e fidedignidade dos testes de infestação

A propósito desta foto:

A primeira medição foi feita pelo proprietário com recurso ao açúcar e a segunda foi feita com álcool, a 96%, na data da minha visita técnica.

As considerações que os resultados me induzem a fazer são:

  • o proprietário, baseado nos resultados do teste com açúcar, ficou convencido que não era necessário tratar nos meses mais próximos;
  • com base no resultados do teste com álcool, efectuados poucos dias depois, aconselhei-o a tratar com alguma urgência;
  • as taxas de infestação devem ser medidas regularmente, e com as técnicas mais fidedignas que dispomos;
  • como não é suficiente colocar os medicamentos nas colmeias e “virar costas”, também não é suficiente medir, é necessário aprender a medir correctamente.

Das minhas observações pessoais os testes com açúcar tendem a subestimar a taxa de infestação. Randy Oliver fez testes comparativos e os resultados são muito elucidativos.

Utilizando o açucar, apenas 2 em 10 dos testes (20%) fizeram cair 95% das varroas presentes nas amostras.
Utilizando o álcool a 91% de concentração, mais de 95 % dos testes realizados fizeram cair 95% das varroas presentes na amostra.

Este aspecto, as técnicas para recolher correctamente as amostras, interpretação dos resultados e sua transferência para o simulador do Randy Oliver do crescimento da populaçao de varroas, são alguns dos “pormaiores” que partilho nas minhas sessões de Zoom, com os clientes dos meus serviços técnicos e nas palestras presenciais em que sou convidado a palestrar. Orgulho-me de entregar conteúdos inovadores, práticos e efectivos. A re-inscrição acima de 90% dos formandos noutras sessões Zoom são a prova inquestionável.

Dado o contínuo interesse nas minhas sessões Zoom, em particular sobre o Controlo efectivo da Varroose, abro nova data para os que desejarem iniciar o percurso formativo que os levará a conhecerem o protocolo no no nível 3 e que estou a utilizar e testar com resultados surpreendentes.

Protocolo de tratamento inovador aplicado a 14 de fevereiro.

Os que desejarem entrar neste percurso formativo que, desde que devidamente aplicado nos apiários, contribuirá para pouparem centenas, milhares e dezenas de milhares de euros (dependendo da dimensão da operação apícola que possuem) podem entrar em contacto através do e-mail: jejgomes@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.