Este tabuleiro é usado pelos apicultores para dividir uma colónia em duas partes, uma inferior e outra superior, que funcionarão de forma independente.
Fig. 1 — Tabuleiro simples para divisão de uma colónia de abelhas
Este equipamento é utilizados na apicultura desde o final do século 19 e há muitos modelos diferentes. O objectivo básico deste tabuleiro é o de nos permitir isolar uma colónia em duas partes, de modo a que as abelhas não passem de um piso para o outro. Esta característica essencial significa que o tabuleiro tem de incorporar uma entrada própria, que é feita no seu lado superior. A regra usual do espaço abelha deve ser observado tanto no lado inferior como no lado superior do tabuleiro, sendo recomendado que as molduras do mesmo garantam 9mm de espaço entre o plano do tabuleiro e os planos formados pelas duas caixas da colmeia. Para que as abelhas tenham maior facilidade de circulação, pode dar-se um espaço extra, e aumentar até 15 milímetros a altura da moldura no lado superior do tabuleiro. No centro do mesmo deve ser feito um orifício quadrado com 8-10cm de lado que deverá ser tapado de ambos o lados com uma rede com uma malha não superior a 3mm. Este buraco permite dois ganhos fundamentais: por um lado permite que calor gerado pelas abelhas no piso inferior ascenda ao piso superior; por outro lado mantém um odor comum em toda a colmeia o que facilita a reunião do enxame, se necessário for. O tabuleiro de Snelgrove (com suas 8 entradas controláveis) é provavelmente o tabuleiro de divisão mais avançado que conhecemos, mas para um propósito mais simples, como o nosso neste momento, uma única entrada e um só orifício de ventilação é tudo o que é necessário.
Fig. 2 — Pormenor da entrada no tabuleiro de desdobramentos (neste caso foram realizadas duas entradas nos dois lados do tabuleiro)
Podemos fazer este tabuleiro a partir de prancheta normal com algumas modificações muito simples, ou fazê-lo de raiz, desde que esteja de acordo com as características referidas.
A utilização deste tabuleiro de desdobramentos tem as seguintes vantagens:
- Para efectuarmos o desdobramento não é necessário um novo assento, ou mais espaço nos assentos existentes;
- Economiza vários equipamentos, como os estrados e os telhados que são os da colmeia original;
- O andar superior da divisão é aquecido pelo andar debaixo e, portanto, pode conter menos abelhas;
- Facilita a re-combinação da colónia, se necessário.
A desvantagem de usar este tipo de tabuleiro é a relativa dificuldade que levanta à inspecção do andar inferior da colmeia, que não pode ser efectuada sem remover o andar de cima.
Fig. 3 — Colónia de abelhas dividida por um tabuleiro de desdobramentos
Contudo, na prática o controle da enxameação pode ser mais espaçado dado que dividimos a colónia, o que significa que a parte inferior requer pouca atenção durante 4-6 semanas, desde que tenha espaço suficiente para armazenar o mel. Para este efeito podemos adicionar uma ou mais alças meleiras, no momento da divisão, por debaixo do tabuleiro de desdobramentos.