Recebi hoje outro testemunho acerca das virtualidades da utilização do protocolo inovador de controlo da Varroose e expressão da satisfação por ter frequentado os meus cursos por Zoom.
Fui autorizado fazer aqui a sua publicação pelo autor, que me solicitou anonimato. Fico muito grato pelo testemunho, que muito me motiva para continuar, assim como a autorização para o publicar.
O autor frequentou em março e abril o percurso formativo “Controlo efectivo da Varroose ao longo do ano” que ministrei via Zoom. As fotos foram enviadas por este apicultor muito satisfeito pelo que está a ver nas suas colónias, situadas na zona centro do país.
O testemunho de seguida.
“Boa tarde Sr. Eduardo só para partilhar consigo a minha experiência com o protocolo inovador. Fiz a cresta no final de julho e deparei-me com a perda de 5 colmeias. Após a cresta apliquei um tratamento de amitraz. No dia 9 de agosto testei e tinha uma taxa de infestação de cerca de 6% (19varroas/300abelhas). Nesta altura e perante esta alta infestação apliquei pela primeria vez o protocolo inovador conforme a sua recomendação e passados 2/3 dias coloquei tiras de apitraz. Na segunda semana de setembro voltei a testar e na primeira colmeia que testei ainda tinha 3% de varroa voltei a aplicar o protocolo inovador! Hoje fui ver as colmeias e estavam assim:





Não testei porque não levei comigo as coisas necessárias apenas fui com intenção de alimentar.
Mas tenho em cada colmeia 3 a 4 quadros de criação, abelhas gordas bem nutridas, as larvas bem alimentadas com geleia real.
Claramente o protocolo inovador entrou para numero 1 no tratamento/ prevenção contra a varroa a um custo muito baixo.
Sem dúvida que os investimento que fiz nas suas formações foi o melhor investimento que fiz na apicultura nos últimos anos…
Obrigado pela ajuda e partilha de informação.“
Continuo a receber manifestações de interesse neste percurso formativo com a primeira data agendada para o dia 17 de outubro, e para a qual ainda há umas poucas vagas disponíveis.
Venha aprender a melhorar as suas competências de controlo da Varroose mesmo em circunstâncias de infestação elevada.
Solicite mais informação sobre este percurso formativo enviando e-mail para o endereço: jejgomes@gmail.com
Por cursos apícolas com propostas práticas, eficazes e económicas, respeitando de forma orgânica o ambiente interno e externo das colónias de abelhas.