A Quinta da Machada é uma empresa apícola de pequena-média dimensão, sediada em Coimbra, a quem presto serviços técnicos de consultoria e apoio técnico em apiário. Faço-o de forma muito regular e o bom trabalho em equipa que tenho realizado com o Dr. Armando Monteiro, o gerente da empresa, tem-nos permitido fazer crescer gradual e sustentadamente esta operação apícola que, no início de 2024, data em que iniciei a assistência técnica de uma forma mais regular e sistemática, contava com cerca de 30 colmeias estabelecidas.
Durante o ano de 2024, fruto da eficácia das medidas remediativas no controlo da varroose e prevenção e controlo da enxameação que implementei, a operação cresceu e iniciou a diversificação dos produtos e serviços produzidos e explorados. No caso do mel, que alcançou uma medalha de bronze no Concurso Nacional e na categoria dos multiflorais, a produção multiplicou-se por mais de 5 vezes em relação ao ano anterior; a produção de pólen foi iniciada e com resultados muito motivantes; e, por último, foi feito um ensaio de prestação de serviços de polinização em culturas de cucurbitáceas e leguminosas que se revelou muito positivo para as duas partes, o agricultor e o apicultor.
Este ano, consequência de mortalidade zero por varroa e enxameação quase zero, resultado final da aplicação de conhecimento inovador e muito trabalho em equipa, a Quinta da Machada tem aumentado o seu próprio efectivo para próximo das 150 unidades e avançou com uma nova vertente comercial: a comercialização de enxames .
É acerca desta última faceta de uma operação, cada vez mais sustentada e diversificada, que apresento as fotos em baixo.








No âmbito da partilha de conhecimentos e práticas testadas e validadas iniciarei no próximo dia 27 de junho iniciarei um novo percurso formativo, via Zoom, sobre Como tornar a sua operação apícola de pequena—média dimensão sustentável, rentável e diversificada.
Os interessados deverão fazer o contacto através do e-mail jejgomes@gmail.com