no terreno, ao lado dos apicultores, com resultados para apresentar
Nos últimos 3 meses as minhas visitas em serviço técnico de apoio aos apicultores levaram-me a percorrer diversos locais do país. Tenho regressado a apiários a que já não ía há vários meses, resultado da dificuldade de conjugar 3 condicionantes para acertar um dia para a visita, as condições metereológicas, a agenda do meu cliente e a minha agenda. Tenho continuado a dar assistência com periodicidade semanal/quinzenal a clientes com apiários nas proximidades de Coimbra. Tenho ido a apiários pela primeira vez, resultantes do contacto que estabeleci com esses apicultores através das muitas e preenchidas sessões Zoom que tenho levado a cabo nos últimos 3 meses.
Uma coisa tem sido comum nestas visitas: a hospitalidade, simpatia com que tenho sido recebido, junto com a vontade de evoluir e fazer melhor que anima quem solicita os meus serviços.
Deixo em baixo um conjunto de fotos que fui tirando nestas duas últimas semanas de locais, apiários e colónias de abelhas.
Aos meus clientes e aos leitores deste blogue desejo uma Páscoa Feliz!
Torre de Moncorvo, uma vila com uma zona histórica muito cuidada, na companhia de Luís Ferreira, que me recebeu de forma extremamente hospitaleira, e um apicultor com uma energia admirável.Num dos apiários da Quinta da Machada, que visito muito regularmente, e que multiplicou por 5 o seu efectivo e alcançou a mortalidade zero por varroa nos últimos 8 meses. A foto é de 10 núcleos onde foram introduzidos, por minha orientação, mestreiros criados por translarve.Um apicultor que me pede anonimato, que com 3 visitas consecutivas mais que duplicou o seu efectivo.Um apicultor que me pede anonimato, que com 3 visitas consecutivas triplicou o seu efectivo e baixou significativamente as taxas de infestação por varroa nas suas 5 colónias iniciais.O Paulo, apicultor que conheci através das sessões de Zoom que ministrei, e que está a fazer um muito bom trabalho com as suas colónias e a aperfeiçoar competências no controlo da varroose.
Um apicultor nas proximidades de Marco de Canavezes que me pede anonimato, com bons conhecimentos apícolas, e que solicita com alguma regularidade as minhas visitas para trocarmos impressões. Aprendemos os dois, óptimo!Um apicultor nas proximidades de Pombal, que me pediu para fazer uma avaliação das condições sanitárias nas suas colónias. Surgiram alguns casos complicados. Não fosse a chuva das últimas semanas e a coordenação das nossas agendas, já teríamos iniciado o processo de resolução destes casos. Com o Nuno Capela, no apoio aos seus apiários experimentais, e atingimos o crescimento do efectivo destes apiários em cerca de 300%, muito graças a muito trabalho de monitorização e à aplicação de um protocolo inovador de tratamento da varroa que trazia na minha “mala de ferramentas”. As amostras visíveis na foto foram recolhidas de forma sistemática, avaliadas por terceiras pessoas, já tenho na minha posse os dados que divulgarei em breve e que confirmam os que fui recolhendo até agora. Não, não é um tratamento milagroso, nunca o afirmei (esta e outras mentiras sobre o que de facto faço, digo e escrevo serão clarificadas noutro momento), é um tratamento que tem revelado uma consistência nos resultados que nunca tinha observado. Em breve haverá novidades sobre esta ferramenta seja por Zoom seja presencial, onde me convidarem a ir.
Aos novos clientes onde não consegui ir por dificuldades de agendamento e/ou por condições metereológicas adversas, falaremos depois da Páscoa. Por uma apicultura de proximidade e com retorno visível!