No relatório das actividades desenvolvidas no biénio 2015/2016 pelo ITSAP (Institut technique et scientifique de l’apiculture et de la pollinisation) podemos aceder aos dados de um estudo comparativo da eficácia de três tratamentos orgânicos contra a varroa: Hive Clean*, Apilife Var e Aluen CAP** (pgs. 19-22).
Os resultados globais ali apresentados são os seguintes:
- Hive Clean: eficácia média de 40%;
- Apilife Var: eficácia média de 70%;
- Aluen CAP: eficácia média de 75,2%.
(fonte: http://blog-itsap.fr/wp-content/uploads/2017/05/compte-rendu-activite-itsap-2015-2016-3.pdf)
Apesar do Aluen CAP neste estudo apresentar uma eficácia inferior à relatada por outros (ver mais aqui), segundo os especialistas franceses pode constituir uma alternativa muito interessante ao Apilife Var e outros acaricidas no mercado.
Como consequência é referido neste relatório que estão a ser feitos esforços para a homologação do Aluen CAP em território europeu.
Dos três acaricidas aqui referidos actualemente apenas o Apilife Var está homologado quer em Portugal quer em França (país onde se realizou este estudo) como acaricida para utilização em colónias de abelhas.
* O Hive Clean é um produto da empresa austríaca Bee Vital, disponibilizado como solução líquida composta por ácido oxálico, ácido fórmico, ácido cítrico (vulgo sumo de limão), óleos essenciais e própolis. Aplica-se por gotejamento.
** Tanto quanto conheço este é o único estudo controlado realizado em território europeu em que a eficácia do Aluen CAP é avaliada. Alguma discepância entre os valores europeus e sul-americanos poderá ser explicada pela virulência mais baixa da estirpe de varroa existente no continente sul-americano (ver mais aqui).
Olá Eduardo
descobri o teu blog através da turma da abelha e desde já obrigado pelas tuas partilhas!
Tenho 4 colmeias- comecei este ano esta aventura que pretendo continuar espero eu com sucesso
Estou na Beira Alta num local que tem sido fustigado pelos fogos. Neste momento transplanto rosmaninhos e limpo os terrenos.
Queria perguntar-te, a propósito dos tratamentos, se conheces apicultores certificados em biológico, quais os tratamentos possíveis e os resultados que têm sido obtidos.
Muito obrigado
Beatriz
Olá, Beatriz!
Na Beira Alta, e possivelmente entre outros, estão o Harald Hafner e o Cristovão Oliveira. O Cristovão tem um blogue chamado Apibeiras.
Sobre os tratamentos aplicados em apicultura biológica tens várias marcas homologadas e com os seguintes ingredientes activos: timol, ácido fórmico e ácido oxálico. Acerca dos resultados obtidos desconheço ensaios devidamente controlados com casos portugueses. Neste blogue faço referência a estudos controlados em língua espanhola, francesa e inglesa. Não é o ideal mas podes ficar com uma ideia da sua eficácia e, muito importante, da forma como as condições ambientais (em especial a temperatura) condicionam a sua eficácia. O Harald e/ou o Cristovão poderão ajudar-te, julgo eu, com informação da sua própria experiência.
Boa sorte para o teu início com as abelhas.
Obrigado! Bom ano! 😉