Para saber o que fazer no terreno neste período de enxameação há que começar pelo “saber”. Como em todas as actividades, tenham elas um carácter mais profissional ou mais lúdico, o SABER qualifica o desempenho, abre caminhos, alavanca os resultados. Também na Apicultura assim é.
Esta introdução vem a propósito da capacitação que me é exigida, e bem, quando presto os meus serviços de apoio técnico no apiário, como aconteceu na passada sexta-feira e no passado sábado.
Na sexta-feira duas colónias, com sinais inequívocos de terem iniciado o processo de enxameação, originaram 7 com a utilização de uma intervenção de segunda linha. As fotos em baixo.




No sábado, logo pela manhã, cerca das 9h30, noutro apiário e com outro cliente, uma colónia originou 4, com utilização de uma intervenção de terceira linha. A foto em baixo.

Nas 5 horas seguintes, em dois outros apiários do mesmo cliente, fizemos mais 10 colónias, com utilização de uma intervenção de primeira linha. A foto em baixo, representativa de uma etapa do processo, com introdução de rainha da casa Macmel.

Se desejar qualificar-se, para intervir com SABER e COMPETÊNCIA, recorrendo a cada uma destas 3 linhas de intervenção quando as condições no terreno o exigem, tenho uma sessão por Zoom para o efeito, agendada para o próximo dia 25 de março, com início às 21h30, sobre a Prevenção, Controlo da Enxameação e Desdobramentos.
Os interessados devem contactar-me enviando e-mail para jejgomes@gmail.com
Para uma Apicultura Rentável e Qualificada!