eu faço assim: combate à vespa asiática

Em baixo está a descrição dos procedimentos utilizados pelo Bernardino Gomez na “construção” de um cavalo de troia. Reforço as palavras do Bernardino acerca do cuidado extremo que devemos ter para não intoxicarmos, inadvertidamente, as nossas colmeias.

Olá Eduardo.
A técnica que utilizamos é simples, apanhamos as vespas com um camaroeiro, depois seguramos a vespa com a mão,( como se faz para marcarmos uma mestra), mas com cuidado para que elas não nos piquem, porque a picada e bem forte, e eu que o diga,
Em seguida com o conta gotas, colocamos em frente da vespa, apertamos ligeiramente a membrana do conta gotas, para que a pequena gota saia do tubo, e damos de beber,( notasse a olho nu o prazer com que elas “mamam” o produto).
Uma a duas gotas são suficientes, não mais, porque se for mais elas ficam pesadas e não conseguem voar.
Quando tivermos a fazer este trabalho, temos que ter o cuidado em ter uma pano húmido, para limparmos o produto que porventura deixarmos cair. Para alem do pano temos de ter o cuidado de fixarmos bem o frasco do produto para não tombar.
Nós utilizamos uma caixa de esferovite de transporte de peixe, na qual abrimos um orifício bem justo para colocar o frasco o conta gotas e o pano.
Utilizamos esta caixa como mesa de trabalho, e temos que ter o cuidado de estar sempre limpa para que as nossas abelhas não toquem neste produto, (MUITA ATENÇÃO)
O produto é feito com:
15 mililitros de groselha.
4 gotas de Eliminall, ou frontline. ( Nós utilizamos o Eliminall porque é mais barato)
1 colher de café de açúcar, (ou 1/4 de pacote de açúcar dos pequenos)
Agitamos bem e o produto esta pronto a utilizar.

Nota: Há pessoas que têm medo de apanharem as vespas, podem utilizar uma pinça mas com cuidado para não apertarem demasiado as vespas.
Depois de dar o produto as vespa, colocamos as vespas em cima da nossa mesa de trabalho até elas irem embora.
Temos que tratar o máximo de vespas e por vários dias, pois podemos ter vários ninhos por perto.
Este método é o que temos utilizado ultimamente e os resultados são animadores, reparamos que em uma semana de tratamento, o fluxo de vespas diminuiu drasticamente.
P.S Se fizermos bem este trabalho e com responsabilidade, não temos o perigo de envenenar as nossas colmeias.
Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *